Rali de Portugal

Hirvonen a caminho da primeira vitória


No domingo, corre-se a quarta e última etapa do rali, dividida em seis provas especiais de classificação, a serem corridas duas vezes e com um total de 115,08 quilómetros cronometrados.

hirvonen

O finlandês Mikko Hirvonen (Citroen) está a uma etapa de conquistar a sua primeira vitória no Rali de Portugal, tendo hoje se limitado a controlar o ritmo e sem correr riscos desnecessários.

Depois do caos vivido na sexta-feira, o tempo deu hoje tréguas e voltou a apanhar os pilotos desprevenidos, já que todos optaram por jogos de pneus macios, ao esperarem chuva e lama, o que não veio a suceder.

Com Hirvonen a controlar o seu rali e a pensar já na vitória, a etapa de hoje resumiu-se à recuperação de Solberg, que tudo fez para chegar ao quarto lugar, numa tentativa de minimizar as perdas de sexta-feira.

O norueguês chegou mesmo ao quarto posto, mas um problema no final da etapa atirou-o para o quinto lugar. Solberg chegou a admitir que o lugar estava perdido, mas tem tudo para no domingo, na última etapa, recuperar a posição, sendo mais dificíl um lugar no pódio, só possível se algum dos três primeiros tiver problemas.

Solberg foi o piloto mais rápido do dia, tendo vencido seis das oito provas especiais de classificação. Beneficiou de uma certa resignação por parte dos outros piltos, ou mesmo cautela, neste caso de Hirvonen, que não quer cometer os mesmos erros dos pilotos da Ford, que na sexta-feira, e em especiais consecutivas, sairam de estrada quando lideravam.

Armindo Araújo (Mini) comprometeu as suas aspirações de terminar no "top-10", ao ter danificado a suspensão do seu Mini na 14.ª prova especial de classificação, que colapsou na especial seguinte. O piloto vai prosseguir em prova no domingo, mas em super rali.

O melhor piloto luso em prova ocupava a 11.ª posição e podia ter subido na 15.ª especial ao 10.º - o finlandês Jari Ketomaa (Ford) estava com problemas -, mas o colapso da suspensão colocou um ponto final no objetivo principal do piloto de Santo tirso, que agora deverá apenas lutar para terminar no melhor lugar possível.


© ÓrbitanewsSport 2011