Rali de Portugal 2012

Três quilómetros a fundo abrem o apetite para o Algarve

Pouco mais de três quilómetros foram hoje suficientes para satisfazer milhares de incondicionais dos ralis, deliciados com a passagem dos bólides do Mundial na superespecial de abertura do Rali de Portugal, que perturbou a pacatez da Praça do Império.

ralipor1

A curta tirada não passa de um aperitivo para a quarta prova do Campeonato do Mundo, mas isso não impediu os pilotos de passarem de "prego a fundo" pelo circuito improvisado à porta do Mosteiro dos Jerónimos, indiferentes à severidade do monumento património mundial.

ralipor3

O mosteiro manuelino, designado património mundial pela UNESCO, foi poupado à invasão dos adeptos das quatro rodas, mas o Centro Cultural de Belém (CCB) transformou-se em quartel-general da prova em Lisboa e viveu um dia muito mais animado do que o habitual.

Com as bancadas improvisadas preenchidas e um crescente amontado de pessoas à procura de um lugar na primeira fila junto às grades de segurança, os pilares que servem de suporte para as bandeiras do CCB voltaram a ser eleitos pelos mais arrojados para conseguirem uma visão ampla.

ralipor8

Apesar de terem acorrido em força, a organização espera que o número de perto de 40.000 espetadores que lotaram a Praça do Império no ano passado seja substancialmente menor este ano, devido à introdução de classificativas noturnas ainda hoje, no Algarve, onde tudo se irá decidir.

ralipor7

A passagem do francês Sébastien Loeb, octocampeão do Mundo, e de Armindo Araújo, a "prata da casa", com dois títulos mundiais de Produção, causaram maior agitação, mas todos os pilotos foram saudados com grande entusiasmo nas três voltas que cumpriram ao percurso.

Com pouco impacto na classificação, os pilotos abordaram com algum cuidado as barreiras de pneus e as apertadas curvas "em gancho", mas mantiveram a fundo o acelerador nas zonas de saltos, estrategicamente colocadas em frente às entradas principais dos Jerónimos e do CCB, para contentamento do público.


© ÓrbitanewsSport 2011