Hirvonen desclassificado

Hirvonen desclassificado

O finlandês Mikko Hirvonen (Citroen DS3), que se sagrou hoje vencedor do Rali de Portugal, foi excluído da classificação devido a uma inconformidade na embraiagem.

Segundo um comunicado publicado no site do Rally de Portugal, a questão foi levantada pelos Comissários Técnicos «que detetaram situações não conformes com a ficha de homologação do Citroen DS 3 WRC».

ds3--nh

Este facto levou que os Comissários Desportivos se reunissem e decidissem pela desqualificação de Mikko Hirvonen e Jarmo Lehtinen.

Confira o comunicado na íntegra:

«Os comissários após a sua reunião decidiram:

1. Que a embraiagem montada no carro nº 2 não está em conformidade com a Ficha de Homologação A5733 e por isso excluem o carro nº 2 da classificação do evento.

2. Que o turbo (turbina) montado no carro nº 2 parece não estar em conformidade. No entanto, os Comissários suspendem a decisão nesta matéria e pedem ao Delegado Técnico da FIA para proceder a um exame mais detalhado, ficando a aguardar esse relatório para uma futura decisão.

Recorda-se que o concorrente tem direito a apelo».

Com a desclassificação de Hirvonen, o título do rali português, quarta prova do Campeonato do Mundo, deverá ser entregue ao norueguês Mads Ostberg, segundo no terreno, a 01.51,8 minutos do finlandês.


© ÓrbitanewsSport 2011