Estoril escola

Escola do MotoGP arrancou no Estoril

A iniciar o seu quinto ano de vida, o Red Bull MotoGP Rookies Cup é hoje uma das mais disputadas portas de entrada para o competitivo mundo do Moto GP.

moto esto

Mantendo a tradição, a época do Red Bull MotoGP Rookies Cup voltou a ter como ponto de partida o Circuito do Estoril. 

Os primeiros treinos de 2012 decorrem até à próxima quinta-feira e juntam em pista os 24 eleitos de 13 países. As cores nacionais são uma vez mais defendidas por Ivo Lopes, jovem promessa de 15 anos. 

A iniciar o seu quinto ano de vida, o Red Bull MotoGP Rookies Cup é hoje uma das mais disputadas portas de entrada para o competitivo mundo do Moto GP. 

O sonho de chegar à classe maior do motociclismo de velocidade tem motivado o esforço de jovens talentos, com idades compreendidas entre os 13 e os 17 anos, dos quatro cantos do planeta. 

Em causa está uma vivência única aos comandos da KTM RC125, participando num troféu composto por 15 corridas que têm lugar em oito provas do mundial de Moto GP - ocupando deste modo o mesmo paddock de grandes estrelas como Casey Stoner ou Dani Pedrosa.

Para o norte-americano Peter Clifford, figura bem conhecida do universo Moto GP e atual responsável do Red Bull MotoGP Rookies Cup, «estamos claramente à procura dos Campeões do Mundo do futuro e para isso criámos as condições ideais para que os jovens talentos possam desenvolver-se e chegar lá». 

A prová-lo estão os muitos casos de sucesso de ex-pilotos do Red Bull MotoGP Rookies Cup - como o primeiro Campeão Johan Zarco, que venceu no ano passado o Grande Prémio do Japão (125) e subiu ao pódio 11 vezes. Uma performance que lhe permitiu ser Vice-Campeão do Mundo e subir esta época para a categoria de Moto 2. Nesta lógica de carreira, o melhor piloto de cada temporada tem lugar garantido na equipa oficial KTM de Moto 3. 

Pelo segundo ano consecutivo, Portugal marca presença no Red Bull MotoGP Rookies Cup, juntando-se em pista às 12 nações envolvidas. 

Ivo Lopes estreou-se no ano passado com um brilhante 8º lugar da classificação geral, numa época em que chegou inclusivamente a subir ao pódio! Para 2012, o português de 15 anos quer ir ainda mais além: 

«Este ano quero vencer o Red Bull Rookies Cup!.»

Depois dos testes da pré-época, que decorrem até à próxima quinta-feira, a competição arranca a 28 de Abril em Jerez de la Frontera (Espanha), seguindo-se um regresso ao Estoril nos dias 5 e 6 de Maio. 

As restantes corridas realizam-se até Setembro em simultâneo com as etapas do Moto GP de Silverstone (Reino Unido), Assen (Holanda), Sachsenring (Alemanha), Brno (República Checa), Misano (San Marino) e Aragon (Espanha). 


© ÓrbitanewsSport 2011