Sporting 2-1 Atl.Bilbao

Sporting coração de "Sá Pinto"

spor2

Reviravolta emotiva em Alvalade. Leões de Sá Pinto estiveram a perder mas acabaram por dar a volta ao resultado.

O Sporting venceu o Athletic Bilbao por 2-1 e adiantou-se na eliminatória para as meias-finais da Liga Europa. Insúa e Capel foram os autores dos golos do Sporting depois de Aurtenetxe ter gelado Alvalade.

No regresso do Sporting a uma meia-final europeia, as bancadas de Alvalade vestiram-se a rigor para receber o Athletic Bilbao na primeira mão das meias-finais da Liga Europa. Os bascos levaram 4 mil adeptos mas coube aos leões de Alvalade aquecer a entrada das equipas no relvado com cerca de 33 mil gargantas. 

Contra as previsões, Ricardo Sá Pinto perdeu Matías Fernandez antes do início da partida e foi obrigado a lançar André Martins no onze inicial. Marcelo Bielsa não surpreendeu no onze e foi o Sporting quem deu o pontapé de saída.

Sem medo do adversário, o Sporting foi para cima do Athletic Bilbao. Aos 8’ minutos, André Martins passa para João Pereira na direita, que cruza atrasado junto à linha para a área, onde surge Wolfswinkel a rematar forte e rasteiro, com a bola a rasar o poste.

Os bascos responderam de imediato e Llorente, aos 12’ minutos, cabeceou na área com perigo, após canto na direita cobrado por Susaeta. No entanto, a bola acabou por sair por cima da barra da baliza de Rui Patrício.

spor21

Depois de um período em que ambas equipas criaram perigo, o ritmo de jogo decresceu com a disputa de bola a meio-campo a intensificar-se. Com o jogo trancado a meio-campo, o Sporting só voltaria a criar perigo aos 34’minutos num remate de João Pereira à malha lateral, depois de um contra-ataque conduzido por André Martins.

Antes do intervalo, o Sporting perdeu duas excelentes ocasiões para inaugurar o marcador. Primeiro por Wolfswinkel, com um remate de fora da grande área e depois por Insúa após um contra-ataque construído por Capel. O lateral argentino acabou por atrapalhar-se com a bola quando estava isolado frente a Iraizoz.

Sem alterações ao intervalo, pediu-se uma grande penalidade em Alvalade aos 53’ minutos por braço na bola de Amorebieta dentro da área, após cruzamento da direita de João Pereira. O árbitro nada assinalou e um minuto depois foi o Athletic Bilbao quem inaugurou o marcador.

sapinto-2

Aos 54’ minutos, num livre cobrado na direita por Susaieta, Aurtenetxe aproveitou um mau alívio de Insúa para fazer o 1-0.
A equipa do Sporting acusou o golo basco e aos 59’ minutos, Amorebieta, no coração da área, levou a bola ao ferro com um remate rasteiro.

Mas em Alvalade parece haver uma nova filosofia e os leões de Sá Pinto souberam gerir as emoções. Aos 75’ minutos, Insúa surge de rompante na área e cabeceia para o fundo das redes depois de um cruzamento de Capel mal aliviado por Iraola.

Com 1-1 no marcador, a equipa leonina acreditou na reviravolta e num cenário digno para o melhor plano eis que surge Diego Capel, aos 80’ minutos, para mais um grande golo em Alvalade. Numa jogada iniciada por Izmailov, Diego Capel remata rasteiro e forte para dentro da baliza basca para o 2-1. As bancadas vieram a baixo e pedia-se mais golos.

O ímpeto ofensivo do Sporting não permitiu reação aos bascos e até ao fim do jogo houve muitas oportunidades desperdiçadas pelos homens de Sá Pinto de dilatar a vantagem.

O Sporting acabou por vencer o Athletic Bilbao por 2-1 no jogo da primeira mão das meias-finais da Liga Europa mas visita o País Basco no próximo dia 26 de abril com um resultado perigoso.


© ÓrbitanewsSport 2011