Vitor Baía

Baía considerado o melhor guardião português dos últimos 25 anos


Na lista daquela instituição, o italiano Gianluigi Buffon foi eleito o melhor dos últimos 25 anos, à frente de Casillas e Van der Sar.

baia

O português Vítor Baía, já retirado dos relvados, foi considerado o 15.º melhor guarda-redes dos últimos 25 anos, num “ranking” da Federação Internacional de História e Estatística do Futebol (IFFHS).

Baía, que se notabilizou no FC Porto e passou duas épocas e meia no FC Barcelona, contabilizou 94 pontos, muito à frente dos seus compatriotas Ricardo (66.º, com 16 pontos) e Eduardo (107.º, com nove), guarda-redes ainda no ativo.

A lista, organizada em função das classificações anuais da IFFHS para o melhor guarda-redes e que contempla o período entre 1987 e 2011, é liderada pelo italiano Gianluigi Buffon (226 pontos), o guardião da Juventus e da seleção transalpina.

Atrás de Buffon encontram-se o espanhol Iker Casillas (213 pontos), do Real Madrid, e o holandês Edwin van Der Sar (201), que terminou a carreira na última época, cumprindo o último ano no Manchester United.

O guarda-redes melhor classificado e com passagem no futebol português é o dinamarquês Peter Schmeichel (ex-Sporting), que ocupa o quarto lugar (179 pontos), enquanto o belga Michel Preud’homme (Benfica) é 11.º (124 pontos).

Na classificação constam também os nomes de Helton, com o guarda-redes titular do FC Porto a surgir no 122.º, enquanto o búlgaro Mihaylov (ex-Belenenses) e polaco Mlynarczyk (ex-FC Porto) situam-se nos 67.º e 82.º lugares, respetivamente.


© ÓrbitanewsSport 2011