Lionel Messi

Quanto vale Lionel Messi?


Avançado do Barcelona voltou a deslumbrar esta semana com cinco golos na Champions. Afinal, quanto vale Lionel Messi?

messi m

É considerado por muitos o melhor jogador do Mundo da actualidade, rivalizando neste ponto com Cristiano Ronaldo. Outros admitem que aos 24 anos já é o melhor da história do futebol, à frente de nomes como Pele e Maradona. E ainda na última quarta-feira voltou a deslumbrar o mundo da bola com cinco golos frente ao Bayer Leverkusen para a Liga dos Campeões. E a pergunta que se coloca agora é a seguinte: quanto vale Messi?

A resposta vem da consultora brasileira Pluri Consultoria. "Elevamos a estimativa de valor de mercado de Lionel Messi em 22%, de 115 milhões de euros para 140 milhões", avalia a consultora especialista no mercado de futebol.

"Passaram-se dois meses desde a última avaliação que fizemos do jogador, e sua assombrosa sequência de actuações levou-nos obrigatoriamente a "actualizar" o seu valor de mercado", acrescenta a empresa.

Na presente temporada, Messi leva 28 golos na Liga espanhola e 12 na ‘Champions', depois de esta semana ter aplicado uma ‘manita' na goleada de 7-1 do Barcelona aos alemães de Lerverkusen. Os elogios ao desempenho da ‘Pulga' foram imediatos.

"Messi é uma piada. Para mim é o melhor de sempre", escreveu o inglês do Manchester United Wayne Rooney no Twitter. "Foi um jogo da Liga dos Campeões ou era o Messi num jogo da Playstation? Intratável", referiu Falcão, antigo avançado do FC Porto, também no Twitter,

Para a Pluri Consultora, estamos perante um "fenómeno" que de tão destacado que está dos outros jogadores actuais e do passado recente que "dificulta a criação de uma base de comparação".

"Certamente nenhum clube no futebol mundial tem condições hoje de pagar a sua contratação. Com apenas 24 anos, Lionel Messi já está colocado entre os maiores jogadores de todos os tempos, sendo seu grande desafio a conquista de uma Copa do Mundo pela Selecção Argentina", frisou ainda a consultora.

Apesar desta avaliação, actualmente, a maior transferência de sempre é a do português Cristiano Ronaldo, jogador pelo qual o Real Madrid pagou 94 milhões de euros ao Manchester United em 2009.

Para a avaliação do valor de mercado de Messi, a Pluri Consultora considerou 15 variáveis: idade, qualidade técnica, capacidade de definição de jogo, velocidade, disciplina tática, disposição, regularidade, criatividade, aspecto disciplinar, aspecto disciplinar e espírito de equipe, força física, condição clínica / histórico de lesões, posição em que joga, presença na seleção de seu país, títulos conquistados e capacidade de geração de retorno de marketing.


© ÓrbitanewsSport 2011