Benfica - Sporting

Conselho de Disciplina arquiva denúncia do Sporting

Arquivado inquérito a alegadas falhas de organização do “derby” lisboeta.

ben-spo

O Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) arquivou o inquérito, aberto por denúncia ao Sporting, para averiguar a responsabilidade do Benfica nas alegadas falhas de organização do “derby” lisboeta da 11.ª jornada do campeonato.

Em comunicado divulgado hoje, o CD diz ter ordenado o «arquivamento dos autos do processo de inquérito instaurado para averiguar a eventual responsabilidade jurídico-disciplinar da ‘Sport Lisboa e Benfica - Futebol, SAD’ e de outros agentes desportivos, na sequência da denúncia apresentada pela ‘Sporting Clube de Portugal - Futebol, SAD’, com fundamento em factos respeitantes a eventuais falhas na organização do jogo» disputado a 26 de novembro de 2011.

Além da denúncia dos “leões”, os incidentes ocorridos no “derby” da primeira volta, como o incêndio na bancada do topo norte do Estádio da Luz, onde se encontravam os adeptos “leoninos”, levaram ainda a Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) a abrir um inquérito para apurar «responsabilidades disciplinares e civis». 

Na altura, o Benfica venceu o Sporting por 1-0, com um golo do espanhol Javi Garcia, aos 42 minutos.

Após o “derby”, o vice-presidente dos “leões” Paulo Pereira Cristóvão criticou as «condições pré-históricas em que os adeptos foram colocados», numa declaração considerada pelo diretor de comunicação do Benfica, João Gabriel, coma «populista e demagógica».

O presidente do Sporting, Godinho Lopes, corroborou da indignação manifestada por Cristóvão, levando o homólogo “encarnado”, Luís Filipe Vieira, a admitir rever as relações com os “leões”.

O CD da FPF anunciou ainda a aplicação de uma pena de suspensão de dois anos da atividade desportiva a José Carlos Ferreira Alves, treinador-adjunto do Arouca, da Liga de Honra, por violação das normas antidopagem.

O CD deu como provada a sua “corresponsabilidade no resultado positivo da análise e contra-análise proveniente da ação de controlo antidopagem efetuada ao jogador Kheireddine Zarabi”, no jogo entre Arouca e Penafiel, da 7.ª jornada da Honra, disputado em 23 de outubro de 2011.


© ÓrbitanewsSport 2011