Académica 1-1 Sporting

Leões não passam em Coimbra

O Sporting empatou com a Académica a um golo, em jogo referente à 13ª jornada da primeira Liga de futebol.

O Sporting dominou o encontro e criou oportunidades suficientes em Coimbra para sair com uma vitória, mas um menor acerto na finalização e uma Académica personalizada evitaram o triunfo leonino. Os golos do encontro foram marcados por Éder (28') e Elias (79').

Primeira parte

O jogo começou com o Sporting a desperdiçar por Wolfswinkel e a Académica a refazer-se bem do susto e a conseguir equilibrar o encontro. Porém, jogados os primeiros quinze minutos, o encontro começou a mudar de forma. Os leões aqueceram e passaram a ter a sua dinâmica habitual, o que equivale a dizer maior posse de bola e mais tempo no meio-campo adversário.

Isso não significou uma Académica mais passiva, bem pelo contrário. Espreitava sempre que podia a velocidade dos seus alas e foi dessa forma que chegou ao golo. Diogo Valente correu pela ala esquerda e fez um passe rasteiro para o interior da área onde surgiu Éderzito (28') a fazer o golo da “briosa”, aproveitando o falhanço dos centrais leoninos.

Em desvantagem, o Sporting intensificou a pressão mas um Wolfswinkel desinspirado resultou em mais um falhanço perante o Peiser, após a meia hora. Foi nesta toada que se chegou ao intervalo.

Segunda parte

Insatisfeito, Domingos Paciência decidiu mexer na equipa. Aos 63 minutos já havia feito três alterações, com as entradas de Carrillo, Bojinov e Evaldo.

Pelo meio, já Wolsfwinkel havia falhado mais um golo perante Peiser e Marinho tinha proporcionado uma boa defesa a Rui Patrício.

As alterações do lado leonino tiveram influência na partida. A pressão do Sporting intensificou-se de sobremaneira e só o guarda-redes Peiser e o menor acerto dos atacantes leoninos evitavam que o resultado se alterasse.

Carrillo havia revolucionado o corredor direito com a sua capacidade de drible e era do seu lado que se criavam os lances de maior perigo. Foi mesmo por aí que o Sporting conseguiu chegar ao empate, a 10 minutos do fim do jogo.

O peruano ultrapassou o seu adversário direto, rematou para defesa de Peiser e, na recarga, Elias marcou o tão ansiado golo.

O Sporting partiu em busca da reviravolta no marcador, porém um revés nos minutos finais – a expulsão de Elias – levou a que tal facto não se consumasse.

Com este empate, a equipa de Domingos Paciência passa a somar 27 pontos, estando a seis do duo da frente composto por Benfica e FC Porto.

A Académica sobe ao sexto lugar com 17 pontos somados.


© ÓrbitanewsSport 2011