Os 23

Os 23 eleitos de Paulo Bento. Concorda com as escolhas do selecionador?


As convocatórias de Miguel Lopes e Custódio foram as grandes surpresas da lista dos 23 eleitos por Paulo Bento para representar Portugal no Campeonato da Europa de Futebol, que decorre entre 8 de junho e 1 de julho na Polónia e na Ucrânia. DÊ A SUA OPINIÃO

pa bento

Os estreantes Miguel Lopes e Custódio, ambos do Sporting de Braga, são as grandes surpresas nos convocados de Portugal para o Europeu de futebol de 2012, na Polónia e Ucrânia, de 8 de junho a 1 de julho.

Miguel Lopes e Custódio nunca tinham sido convocados por Paulo Bento, que os escolheu desta vez, deixando de fora Nelson (Bétis) e Manuel Fernandes (Besiktas), jogadores que tinham entrado na última convocatória, para o particular na Polónia.

Em relação a essa lista de 23, para um jogo que se disputou a 29 de fevereiro e terminou empatado a zero, o selecionador luso não procedeu a mais nenhuma alteração.

O selecionador português de futebol, Paulo Bento, escolheu hoje para o Europeu de 2012 sete jogadores que nunca marcaram presença numa fase final, entre 11 repetentes do Euro2008 e outros tantos do Mundial2010.

Os defesas Miguel Lopes e João Pereira, os médios Custódio, Carlos Martins e Ruben Micael, o extremo Varela e o ponta de lança Nelson Oliveira nunca representaram a seleção "AA" numa grande competição.

Por seu lado, Pepe, Bruno Alves, Miguel Veloso, Raul Meireles, Cristiano Ronaldo e Hugo Almeida formam o sexteto que marcou presença nas duas últimas fases finais, o Europeu de 2008, na Áustria e Suíça, e o Mundial de 2010, na África do Sul.

A lista dos 23 é a seguinte: Guarda-redes:Rui Patrício (Sporting), Eduardo (Benfica) e Beto (Cluj/Roménia); Defesas - João Pereira (Sporting), Miguel Lopes (SC Braga), Pepe (Real Madrid/Espanha), Bruno Alves (Zenit/Rússia), Rolando (FC Porto), Ricardo Costa (Valência/Espanha) e Fábio Coentrão (Real Madrid/Espanha); Médios - João Moutinho (FC Porto), Raúl Meireles (Chelsea/Inglaterra), Carlos Martins (Granada/Espanha), Miguel Veloso (Génova/Itália), , Rúben Micael (Saragoça/Espanha), Custódio (SC Braga); Avançados - Cristiano Ronaldo (Real Madrid/Espanha), Nani (Manchester United/Inglaterra), Ricardo Quaresma (Besiktas/Turquia), Silvestre Varela (FC Porto), Hugo Almeida (Besiktas/Turquia), Hélder Postiga (Saragoça/Espanha) e Nélson Oliveira (Benfica).

Paulo Bento justifica chamadas de Miguel Lopes e Custódio 

O selecionador português justificou hoje a convocatória do defesa Miguel Lopes e do médio Custódio para o Euro2012 com o rendimento apresentado pelos dois futebolistas do Sporting de Braga durante a segunda volta da Liga portuguesa.

"O Custódio tem características diferentes de todos os outros médios, talvez seja mais o mais posicional e que até só possa fazer mais uma posição, mas o seu rendimento na segunda volta do campeonato explicam a sua chamada, e o Miguel Lopes, também pela segunda volta, e porque é um lateral como queríamos, que tanto jogasse na lateral direita como na esquerda", afirmou Paulo Bento, na conferência de imprensa.

No anúncio dos 23 convocados, no auditório da Casa da Música, em Óbidos, o técnico elogiou ainda as capacidade de Miguel Lopes no "processo ofensivo", desvalorizando a inexperiência de ambos na seleção nacional, que poderá ser adquirida nos particulares com a Macedónia, a 26 de maio, e a Turquia, a 2 de junho.

"Grupo da morte não retira pressão" 

Paulo Bento rejeitou, por outro lado, que Portugal enfrente menos pressão por estar integrado no "grupo da morte" do Euro2012, com Alemanha, Dinamarca e Holanda, três seleções que já venceram Campeonatos da Europa de futebol.

"Não nos retira pressão nenhuma, fosse qual fosse o grupo tínhamos um objetivo de chegar aos quartos de final e, depois, chegar o mais longe possível. Mas, todos tempos a consciência do grupo em que estamos inseridos", afirmou Paulo Bento, na conferência de imprensa de anuncio dos 23 eleitos da equipa das "quinas" para a competição, que vai ser disputada na Polónia e na Ucrânia, de 08 de junho e 01 de julho.

Paulo Bento reconheceu que não será "anormal" que o futuro campeão europeu saia do Grupo B, mas reiterou o primeiro objetivo da seleção portuguesa: "Chegar aos quartos de final de uma grande competição, como é o Campeonato da Europa".


© ÓrbitanewsSport 2011