Dakar

Portugueses sobem mais uma posição nos automóveis


dakar mini

Peterhansel ganhou etapa em 3:09.47 horas e cimentou a sua liderança.


Os pilotos portugueses Carlos Sousa (Haval) e Ricardo Leal dos Santos (Mini) subiram hoje um lugar na classificação geral do Dakar2012, após a penúltima etapa, em que o francês Stephane Peterhansel (Mini) confirmou ser o melhor em dunas.

Após os 275 quilómetros de especial entre Nazca e Pisco, no Peru, Sousa sobe a sétimo e Leal dos Santos a oitavo, com ambos a ultrapassar o holandês Ten Brinke, que se atrasou um pouco, na última tirada que podia “mexer” na classificação geral.

Caso se confirme a quase certa exclusão do norte-americano Robbie Gordon (Hummer), que está em quarto enquanto não se decide o recurso que apresentou, Sousa será o sexto na geral final, e Leal dos Santos o sétimo, repetindo o excelente lugar do ano passado.

Numa tirada de média dificuldade, em zona arenosa em planalto e as dunas castanhas do Cerro Media Luna, Peterhansel ganhou em 3:09.47 horas e cimentou a sua liderança, alargada em mais de vinte de minutos.

O espanhol Joan Roma (Mini) foi sétimo do dia e na geral mais que duplicou o atraso, “entregando” o triunfo ao companheiro de equipa. A desvantagem é de quase 43 minutos.

Com quase tudo decidido, o segundo melhor do dia foi o sul-africano Giniel de Villiers (Toyota), a 8.29 minutos, e será ele que em Lima vai fechar o pódio.
Sousa chegou em quarto, a 13.39 minutos, e Leal dos Santos em sexto, a 15.04, o suficiente para passarem Brinke, que entrou em 11.º, a 57.14.

Peterhansel tem um total de um dia e 14:28.51 horas, com Roma a 42.57 minutos. Carlos Sousa é o sétimo, a 4:32.00, Leal dos Santos o oitavo, a 5.06.09, já que Brinke “resvalou” de sétimo para nono, a 5:11.41.

Leal dos Santos, que hoje até teve de parar para ajudar nas dunas Roma - uma das principais vítimas do dia, tal como Gordon - prepara-se assim para repetir a sua melhor classificação, mau grado as horas que perdeu atolado, logo na terceira etapa, quando desceu para 50.º da geral. 


© ÓrbitanewsSport 2011